SIGNIFICADO DO OSS NO JIU JITSU

Você já deve ter visto e ouvido no jiu jitsu ou em vários lugares e treinos a expressão “Oss”. Mas afinal o que significa Oss?
Algumas pessoas erroneamente atribuem o Oss a abreviação de Ousadia, Superação e Sucesso? Apesar de ser uma tradução criativa e que se encaixa bem para o ambiente de luta, o real significado não tem nada  a ver com isso.

OSS é uma expressão fonética criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia, um cumprimento como “sim”, “por favor”, “obrigado”, etc…
Em japonês, sua transcrição correta é OSU, e seus dois caracteres representam “pressionar” (osu) e “suportar” (shinobu). Então podemos concluir que “Oss” implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade.

O “espírito de OSS” é retratado como a “perseverança sobre a pressão“. Além disso o Oss, é uma demonstração de respeito, não por hierarquia, mas pela admiração, pelo prazer da companhia, por simpatia, confiança e respeito por si mesmo.
Outra origem é atribuída a abreviação de “Onegai Shimasu” que se traduz como um pedido, uma solicitação, um convite como “por favor”, “por gentileza” ou “com licença”, convidando o parceiro ao treino.
“Oss” pode ser  “Tenha Garra!“, onde mostramos nosso respeito e força, por isso nunca devem ser pronunciadas ao vento, sem um motivo certo ou mesmo sem que o corpo todo envie essa energia de motivação.
Atitude, postura, estado de espírito são fundamentais para que toda a energia do “OSS” seja expressada corretamente.




História do Boxe


Introdução

Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos romanos).

Crescimento

Porém, o boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.

Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista).

As lutas profissionais possuem, no máximo 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada.

No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso da luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute. Não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela).

O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. Podemos citar como boxeadores que mais fizeram sucesso: Larry Holmes, Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Oscar de la Hoya, Julio Cesar Chavez e Mike Tyson. No brasil, podemos destacar Éder Jofre, Adilson "Maguila" Rodrigues e Acelino Popó Freitas.

Principais golpes de boxe: os principais golpes de boxe são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo).

Principais organizações internacionais:

- Associação Mundial de Boxe (AMB)

- Conselho Mundial de Boxe (CMB)

- Federação Internacional de Boxe (FIB)

- Organização Mundial de Boxe (OMB)

Principais boxeadores e suas conquistas nas Olimpíadas

- Muhammad Ali conquistou medalha de ouro na categoraia meio-pesado, nos Jogos Olímpicos de Roma (1960).

- O boxeador canadense Lennox Lewis venceu o norte-americano Riddick Bowe na final dos superpesados dos Jogos Olímpicos de Seul (1988).

- O boxeador cubano Teófilo Stevenson foi três vezes campeão olímpico na categoria peso pesado (entre 1972 e 1980).

Você sabia?

- Nas Olimpíadas de Londres 2012, o boxe foi uma das modalidades olímpicas. Foi também a estréia do boxe feminino em Jogos Olímpicos. O Brasil teve uma boa participação no evento com três medalhas conqusitadas. O boxeador brasileiro Esquiva Falcão ganhou uma medalha de prata, enquanto que Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo levaram de bronze.

- A única edição dos Jogos Olímpicos que não houve disputas de boxe foi em 1912 (Olimpíadas de Estocolmo). Em função de uma lei que proibia a prática do esporte no país, o boxe não foi relacionado como modalidade olímpica.



OS 10 MELHORES LUTADORES DE TAEKWONDO DO MUNDO














1. TAEHUN KIM -  KOREA













2. HUSSEIN SHERIF - EGITO

















3. CESAR ROMAN RODRIGUEZ HERNANDEZ - MEXICO


















4.MIKAYIL ALIYEV - AZERBAIJÃO
















5. JERRANAT NAKAVIROJ - TAILANDIA



6. SEYFULLA MAGOMEDOV - RUSSIA
7. CHIA LIN HSU TAIPÉ CHINESA
8. SERGEJ KOLB ALEMANHA
9. DIMITROV STEPAN MOLDÁVIA
10. HAROLD DUVAN AVELLA PATINO  - COLOMBIA